terça-feira, 17 de abril de 2007

Carros

p. 82 - "GASTON – Já viste o novo Citroën francês? Parece um sapo mecânico, aquilo.
HANS – E o Volkswagen? Não bom carro?
KEVIN – Ora aí está um bom carrinho por pouco dinheiro. "

O «novo Citroën francês» é o Citroën DS, mais conhecido entre nós por “Boca-de-Sapo”. O sucesso deste carro foi tremendo e, durante os seus vinte anos de produção (1955-1975), foram vendidas cerca de um milhão e meio de unidades. O sucesso do DS deveu-se em grande parte ao seu design futurístico e aerodinâmico e à sua tecnologia inovadora (suspensão hidropneumática com corrector de altura, ajustável pelo condutor através de uma pequena alavanca no interior, direcção e embraiagem assistida, duplo circuito de travagem, poder de travagem ajustável à carga e travões de disco no eixo dianteiro).

O Volkswagen é, obviamente, o famoso “Carocha”, um carro que tinha tanto de eficiente como de barato. Apesar do seu real início se dar em 1933 (e os seus impulsionadores Adolf Hitler e Ferdinand Porsche), foi a partir dos nos anos 50 que este Wolkswagen (carro do povo) atingiu o seu boom em termos de produção (cerca de 1 milhão de unidades só em 1954).

4 comentários:

Anónimo disse...

Temos um belo exemplar do "Boca de Sapo" á porta da nossa escola.

A Bruxa das PAPs disse...

Boa oportunidade de irem ver. Especialmente aquele que fizer o papel que fala do sapo com rodas...

Anónimo disse...

Curiosamente creio que está á porta da pessoa que faz o Gaston. (é o André, não é??)

A Bruxa das PAPs disse...

É pois. É o André... Vamos então enviar o André numa expedição de reconhecimento...