Página 64 - "DIMITRI [levantando-se de um salto] – Ser as Nações Unidas, ein? Uma grande reunião. A Rússia estar aqui, e América e França e a Inglaterra... Alemanha também. Tudo estar aqui. E ter arranjado um concurso. Ser acabadas guerras, acabadas lutas."A expressão "Nações Unidas" criada pelo presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, foi utilizada pela primeira vez na Declaração das Nações Unidas de 1 de Janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando os representantes de vinte e seis nações comprometeram os seus governos na continuação da luta conjunta contra os países do Eixo: Alemanha e seus aliados.A precursora das Nações Unidas de 1 de Janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando os representantes de vinte e seis nações comprometeram os seus governos na continuação da luta conjunta contra os países do Eixo: Alemanha e seus aliados.
A precursora das Nações Unidas foi a Liga das Nações, uma organização pensada em circunstâncias semelhantes, durante a Primeira Guerra Mundial, e formalizada em 1919 ao abrigo do Tratado de Versalhes “para promover a cooperação internacional e alcançar a paz e a segurança”. Em 1945, os representantes de cinquenta países reuniram-se em S. Francisco, na Conferência sobre Organização Internacional das Nações Unidas para escrever a Carta das Nações Unidas. Os delegados trabalharam com base em propostas apresentadas pelos representantes da China, União Soviética, Reino Unido e Estados Unidos. A Carta foi assinada no dia 26 de Junho de 1945 por representantes de cinquenta países. A Polónia, que não estava representada na Conferência, assinou a carta mais tarde, tornando-se um dos Estados fundadores.
O nascimento oficial das Nações Unidas aconteceu no dia 24 de Outubro de 1945, após a ratificação por parte da maioria dos países signatários.A ideia na base deste reforçar das Nações Unidas consistia em trabalhar para que uma guerra como a que se vivia não voltasse nunca a ser possível. Os países comprometiam-se com a arbitragem das Nações Unidas e os conflitos seriam resolvidos à mesa das negociações sob os seus auspícios. Portugal aderiu à organização em 1955, quando esta atingiu os setenta e seis membros. Hoje em dia são 192 e o último país a aderir foi o Montenegro. Não existe um hino oficial se bem que, por ocasião do 25º aniversário da ONU o compositor espanhol Pablo Casals tenha escrito uma melodia, cuja letra é de autoria do poeta inglês W.H. Auden. A obra foi tocada na sede da organização no dia 24 de Outubro de 1971, dirigida pelo maestro espanhol.
Sem comentários:
Enviar um comentário