quinta-feira, 12 de abril de 2007

Trabalhar para a Paz no Mundo...

Página 64 - "DIMITRI [levantando-se de um salto] – Ser as Nações Unidas, ein? Uma grande reunião. A Rússia estar aqui, e América e França e a Inglaterra... Alemanha também. Tudo estar aqui. E ter arranjado um concurso. Ser acabadas guerras, acabadas lutas."


A expressão "Nações Unidas" criada pelo presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, foi utilizada pela primeira vez na Declaração das Nações Unidas de 1 de Janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando os representantes de vinte e seis nações comprometeram os seus governos na continuação da luta conjunta contra os países do Eixo: Alemanha e seus aliados.A precursora das Nações Unidas de 1 de Janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando os representantes de vinte e seis nações comprometeram os seus governos na continuação da luta conjunta contra os países do Eixo: Alemanha e seus aliados.
A precursora das Nações Unidas foi a Liga das Nações, uma organização pensada em circunstâncias semelhantes, durante a Primeira Guerra Mundial, e formalizada em 1919 ao abrigo do Tratado de Versalhes “para promover a cooperação internacional e alcançar a paz e a segurança”. Em 1945, os representantes de cinquenta países reuniram-se em S. Francisco, na Conferência sobre Organização Internacional das Nações Unidas para escrever a Carta das Nações Unidas. Os delegados trabalharam com base em propostas apresentadas pelos representantes da China, União Soviética, Reino Unido e Estados Unidos. A Carta foi assinada no dia 26 de Junho de 1945 por representantes de cinquenta países. A Polónia, que não estava representada na Conferência, assinou a carta mais tarde, tornando-se um dos Estados fundadores. O nascimento oficial das Nações Unidas aconteceu no dia 24 de Outubro de 1945, após a ratificação por parte da maioria dos países signatários.
A ideia na base deste reforçar das Nações Unidas consistia em trabalhar para que uma guerra como a que se vivia não voltasse nunca a ser possível. Os países comprometiam-se com a arbitragem das Nações Unidas e os conflitos seriam resolvidos à mesa das negociações sob os seus auspícios. Portugal aderiu à organização em 1955, quando esta atingiu os setenta e seis membros. Hoje em dia são 192 e o último país a aderir foi o Montenegro. Não existe um hino oficial se bem que, por ocasião do 25º aniversário da ONU o compositor espanhol Pablo Casals tenha escrito uma melodia, cuja letra é de autoria do poeta inglês W.H. Auden. A obra foi tocada na sede da organização no dia 24 de Outubro de 1971, dirigida pelo maestro espanhol.

Sem comentários: