quarta-feira, 21 de março de 2007

Batatas militares...

Página 14 - "Nunca criarás uma Moussaka. Batatas fritas, sim. Batatas fritas com tudo."
Mais tarde, em 1962, Arnold Wesker escreveu uma peça intitulada Chips With Everything (Batatas Fritas com Tudo)
Sinopse
Início dos anos 50. Um grupo de jovens recrutas da Força Aérea dá início a oito semanas de pancada pura e dura – treino militar de base. Dois dos rapazes desenvolvem uma amizade – PIP THOMPSON - um jovem aristocrata e CHAS WINGATE – um rapaz das classes trabalhadoras.
A hierarquia militar quer que PIP venha a ser oficial. Rebelde, ele recusa. Cheios de paciência, os oficiais toleram a sua revolta, esvaziando-a de sentido e acabando por domar o seu espírito.
Quando SMILER, um dos recrutas, é maltratado pelos sargentos, os recrutas revoltam-se. PIP, que acabara de aceitar tornar-se oficial, incita a hierarquia a tolerar a sua revolta tal como tinham tolerado a sua própria, esvaziando assim de sentido a zanga deles.
Os jovens recrutas que tinham começado por ser um grupo confuso e desordenado, acabam como esquadrão organizado, eficiente e muito unido.

Excerto
“Faz parte de nós, Thompson. Nada que faças pode mudar isto. Escutamos sem ouvir, aproximamo-nos mas não nos tocamos, aplaudimos mas não agimos – tolerar é ignorar. De que é estevas à espera, de elogios dos rapazes? Os teus amigos são idiotas, Thompson, idiotas. Ao menor sinal da nossa parte, abandonam-te. Ou talvez prefiras um tribunal de guerra? Demasiado caro, rapaz. Detenção? Isso é para os vândalos. Faremos de ti um oficial, como prometemos… Não consegues lutar contra nós do exterior. Tem calma, rapaz, pelo menos nós entendemos as frases compridas.”

Algumas críticas

Uma peça que é um desafio lançado para cima do palco. Cheia de fúria, compaixão e implacável…
Kenneth Tynan, The Observer

A primeira peça de que a instituições têm de ter medo….
Harold Hobson, The Sunday Times

Sem comentários: