Para os judeus existe toda uma série de regras relativas à preparação dos alimentos, que faz com que se aplique à comida assim preparada o nome de kosher. Um judeu praticante só pode comer comida kosher. Já agora, e por curiosidade, aqui ficam as regras básicas:
1. Há animais e derivados que não podem ser comidos, de todo. Esta restrição abrange a carne, os órgãos, ovos e leite dos animais proibidos.
2. Os animais permitidos têm de ser mortos segundo regras próprias de abate e limpeza, de acordo com a lei judaica
3. Todo o sangue deve ser escorrido da carne antes de esta ser ingerida
4. Há partes dos animais permitidos que não podem ser ingeridas
5. Fruta e vegetais não têm problema, desde que se verifique que não têm insectos
6. Não se pode comer carne com produtos lácteos (natas, por exemplo). Peixe, ovos, fruta, legumes e cereais podem ser ingeridos juntamente com carne ou lacticínios.
7. Os utensílios com que se prepara a carne não podem ser usados para trabalhar lacticínios e vice-versa. Utensílios que tenham sido usados para preparar comida não-kosher não podem entrar em contacto com comida kosher. Isto aplica-se apenas quando a comida está quente.
8. Não se podem ingerir produtos feitos a partir da uva que não tenham sido preparados segundo as leis kosher. (Já agora, ficam a saber que, em Portugal se produz, com grande êxito, vinho kosher entre outros produtos.)
Os animais permitidos têm de ser abatidos segundo regras muito específicas. Não se podem comer animais que tenham morrido de causas naturais, ou que tenham sido mortos por outros animais. O animal também não pode estar doente ou ter feridas. Isto não se aplica ao peixe. Existe uma pessoa especializada no abate segundo as regras – o sochet – e ao abate ritual dá-se o nome de shechitah.
O método de abate consiste num golpe seco, rápido e profundo, feito com uma lâmina bem afiada e sem bocas. A morte é rápida, indolor e é reconhecida como a forma mais misericordiosa possível de abater um animal. Também permite o sangramento total e rápido da carne, condição indispensável na comida kosher. A Tora (1) proíbe a ingestão de sangue, uma vez que considera que a alma dos seres vivos está no sangue.
Os alimentos que não são kosher contaminam os recipientes e utensílios, pelo que estes não podem ser usados depois para preparar comida kosher.
Os alimentos que não são kosher contaminam os recipientes e utensílios, pelo que estes não podem ser usados depois para preparar comida kosher.
(1) - Livro sagrado do Judaísmo.
Sem comentários:
Enviar um comentário